Thursday, March 3, 2016

SÚPLICA, Noémia de Sousa

"Podem desterrar-nos, / levar-nos / para longes terras, / vender-nos como mercadoria, /  acorrentar-nos /  à terra, do sol à lua e da lua ao sol, / mas seremos sempre livres / se nos deixarem a música!" (Súplica, Noémia de Sousa).

Esse poema me tocou muito quando li pela primeira vez. Foi escrito para fazer um ponto da importância da música na cultura da autora. Ela diz que as pessoas cruéis podem tirar tudo, completamente tudo, da vida dela e de seu povo, mas se ainda tiverem a música, eles serão livres sempre e terão tudo que precisam. Acho interessante porque durante o poema inteiro, ela menciona tantas coisas lindas que essas outras pessoas podem tirar da vida dela--a luz do sol, a lua da selva moçambicana, seu lar, tudo que ela tem--mas para ela, são simplesmente coisas lindas. Ela acredita que não precisa dessas coisas para ser livre.

Em nossas vidas, também existem númeras coisas lindas que, muitas vezes, acreditamos que são necessárias para viver, mas realmente não são. Se pensarmos no que realmente é preciso para viver, podemos reconhecer isso.

Se tivermos que tirar tudo de nossas vidas menos uma coisa só, o que ela seria? Para essa mulher, a coisa mais importante, que define quem ela é e a cultura dela, é a música. Cada pessoa tem sua própria versão dessa música. Pode ser família, amigos, natureza, comida, religião. Cada um de nós tem uma "música" que nos liberta e protege nossa existência. Qualquer coisa pode acontecer conosco, mas se tivermos nossa "mùsica", tudo estará bem.

No comments:

Post a Comment