"Zé: (Balança a cabeça na maior infelicidade.) Não sei, Rosa, não sei... Há duas horas que tento compreender... mas estou tonto, tonto como se tivesse levado um coice no meio da testa. Já não entendo nada. Parece que me viraram pelo avesso e estou vendo as coisas ao contrário do que elas são. O céu no lugar do inferno, o demônio no lugar dos santos.
Rosa: (Refletindo na própria experiência.) É isso mesmo. De repente, a gente percebe que é outra pessoa. Que sempre foi outra pessoa. É horrível.
Zé: Mas não é possível, Rosa. Eu sempre fui um homem de bem. Sempre temi a Deus.
Rosa: (Concentrada em seu problema.) Zé, isso está parecendo castigo!
Zé: Castigo? Castigo por quê? Por eu ter feito uma promessa tão grande? Por ter sido no terreiro de Maria de Iansã? Mas se Santa Bárbara não estivesse de acordo com tudo isso, não tinha feito o milagre.
Rosa: Zé, esqueça Santa Bárbara. Pense um pouco em nós.
Zé: Em nós?
Rosa: Em mim, Zé.
Zé: Em você?
Rosa: Sim, Zé, em mim, sua mulher.
Zé: Que é que você quer? Não dormiu, não descansou?" (pag. 76-77, O pagador de promessas, Gomes).
Quando li essa passagem pela primeira vez, a achei um pouco engraçada. Aqui, Zé e sua mulher estão falando de negócios sérios--Zé está preocupado com a situação espiritual dele (por causa de forças exteriores, não consegue cumprir uma promessa que fez com a Santa Bárbara) e a Rosa está sentindo culpa depois de dormir com um outro homem sem o Zé saber. Ela também está no processo de se descobrir. É claro para Rosa por que Zé está tão angustiado porque ele fala abertamente sobre a situação dele e ela tem estado lá para cada parte da situação, mas ele não faz idéia do que Rosa está sentindo, nem do que ela fez.
Gomes, o autor, pinta uma imagem perfeita do relacionamento típico entre o homem e a mulher. Achei essa parte da peça engraçada porque esse tipo de coisa acontece sempre. A mulher quer que o homem leia os pensamentos dela e o homem nem sabe que existe um problema. Rosa está quase atormentada pela situação emocional dela mas Zé, não entendendo nada, simplesmente faz a pergunta "Não dormiu? Não descansou?" Gomes está exagerando a tendência do homem supor que geralmente tem uma solução física enquanto a mulher sempre busca ajuda emocional.
No comments:
Post a Comment