Friday, January 8, 2016

A CARTOMANTE, Machado de Assis

"Vilela, Camilo e Rita, três nomes, uma aventura e nenhuma explicação das origens. Vamos a ela. Os dois primeiros eram amigos de infância. Vilela seguiu a carreira de magistrado. Camilo entrou no funcionalismo, contra a vontade do pai, que queria vê-lo médico; mas o pai morreu, e Camio preferiu não ser nada, até a mãe lhe arranjou um emprego público. No princípio de 1869, voltou Vilela da província, onde casara com uma dama formosa e tonta; abandonou a magistratura e veio abrir a banca de advogado. Camilo arranjou-lhe casa para os lados de Botafogo, e foi a bordo recebê-lo" (A Cartomante, Assis, Machado de).

Neste parágrafo, o narrador está apresentando os personagens do seu conto. Parece que ele esteja contando os detalhes simples da história, mas se o leitor continuar ler o conto, vai perceber que o narrador está dizendo muito mais do que só uma apresentação de três pessoas interessantes.

No começo desse conto, está dito que Vilela e Camilo são amigos desde infância.  O leitor pode supor que eles são melhores amigos porque faz tanto tempo que se conhecem. Apesar de ser amigos tão bons, levaram vidas muito diferentes e têm personalidades opostas. Uma coisa muito interessante é que além de ser tão diferentes, os dois se apaixonam pela mesma mulher. Como isso pode acontecer?

Na primeira página do texto, a mulher que está na vida deles, Rita, está descrita como uma pessoa tonta e supersticosa, uma pessoa quem não sabe muito da vida. Mas logo depois, o narrador diz que era impossível para Camilo escapar do amor dela. Descreve ela como uma pessoa astuta. Tal vez ela tenha essas duas caras para dois homens diferentes, uma para Vilela e a outra para Camilo.

Uma outra coisa interessante que se apresenta na citação acima é como o desejo vence a amizade. Vilela e Camilo eram amigos por muito tempo mas o desejo atrapalhou esse relacionamento tão forte e destruiu tudo. Podemos ver disso que tem que ter cuidado em nossos relacionamentos com os outros. Uma pessoa pode trabalhar tanto para ter uma amizade boa, mas com algumas tentações e a fraqueza do homem, tudo fica destruido. É como qualquer outra coisa nesta vida. Pode passar meses e meses construindo um edifício grande e lindo, mas os tremores de um terremoto ou as chamas de um incêndio podem derramar e destruir aquele edifício em segundos. Esse conto de Vilela, Camilo, Rita e uma cartomante reforça esse conceito de como as coisas boas em nossas vidas são fragil.

Em fim, esse conto tem muitas lições da vida que podemos aprender. Se cuidarmos bem de nossos relacionamentos que realmente são importantes e não ficarmos distraídos pelas coisas que só parecem boas e desejáveis, podemos ter uma vida mais plena e feliz.



No comments:

Post a Comment